Alv@Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum de Alvações do Corgo # O seu fórum, para uma comunidade moderna e comunicativa.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 FREIXO DE ESPADA À CINTA: Câmara aguarda visto para obras de desvio da ribeira

Ir para baixo 
AutorMensagem
Cabecinha

Cabecinha


Mensagens : 292
Data de inscrição : 08/06/2009
Idade : 52
Localização : Alvações do Corgo

FREIXO DE ESPADA À CINTA: Câmara aguarda visto para obras de desvio da ribeira Empty
MensagemAssunto: FREIXO DE ESPADA À CINTA: Câmara aguarda visto para obras de desvio da ribeira   FREIXO DE ESPADA À CINTA: Câmara aguarda visto para obras de desvio da ribeira Icon_minitimeDom Fev 28, 2010 1:58 pm

O município de Freixo de Espada à Cinta aguarda pelo visto do Tribunal de Contas para puder avançar com as obras de desvio da ribeira que, em 2006, contribuiu para um dilúvio com quatro milhões de euros de prejuízos.


Segundo disse o presidente da Câmara, José Santos, a execução do projeto para a valorização ambiental da zona afetada na vila transmontana já foi adjudicada por 2,4 milhões de euros.


O início dos trabalhos está, no entanto, segundo o autarca, dependente do visto do Tribunal de Contas (TC), sem o qual a obra não pode avançar.


José Santo realçou que o processo "ainda não entrou há [muito] tempo" no TC, porém teme que "demore" e os consequentes atrasos na obra, tendo em conta a experiência autárquica com outros projetos.


"Constatamos que o TC cada vez põe mais objeções e mais problemas, estão a atrasar", disse o autarca


O projeto para a valorização ambiental de Freixo de Espada à Cinta contempla uma intervenção de fundo na zona mais baixa que inclui o desvio da ribeira que foi estrangulada pela construção urbanística.


O bloqueio do leito natural contribuiu para o dilúvio causado por uma tromba de água, a 09 de setembro de 2006, que afetou uma em cada cinco famílias residentes na vila e causou prejuízos de quatro milhões de euros, segundo os relatórios oficiais.


O presidente da Câmara espera celeridade na apreciação do Tribunal de Contas e no avanço da obra, "porquanto pode eventualmente voltar a haver uma nova enxurrada em Freixo e depois é problemático", frisou.


O autarca ressalvou que desde a enxurrada de há três anos e meio já foram realizadas intervenções a pensar em prevenir os riscos, nomeadamente a montante da zona mais afetada, com a retenção e drenagem da água na área do pavilhão multiusos.


José Santos explicou que esta intervenção evita a torrente de água e as cheias a jusante, porém é necessário canalizar a baixa da vila e é isso que ainda não está feito.


Como o projeto ficou abaixo da estimativa orçamental, o município vai ainda puder utilizar mais 400 mil euros que pretende aplicar na requalificação de outra zona da vila, para melhorar a mobilidade do trânsito e peões.
Ir para o topo Ir para baixo
 
FREIXO DE ESPADA À CINTA: Câmara aguarda visto para obras de desvio da ribeira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Linha do Douro
» Câmara de Vila Real investigada por suspeitas de corrupção em licenciamentos
» Obras do Túnel do Marão podem avançar
» Noticias da Linha do Corgo
» Obras do Túnel do Marão voltam a ser suspensas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Alv@Fórum :: Noticias :: Noticias Gerais.-
Ir para: