Alv@Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum de Alvações do Corgo # O seu fórum, para uma comunidade moderna e comunicativa.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 DOURO: Empresário investe em adega que utiliza a gravidade na vinificação

Ir para baixo 
AutorMensagem
Cabecinha

Cabecinha


Mensagens : 292
Data de inscrição : 08/06/2009
Idade : 52
Localização : Alvações do Corgo

DOURO: Empresário investe em adega que utiliza a gravidade na vinificação Empty
MensagemAssunto: DOURO: Empresário investe em adega que utiliza a gravidade na vinificação   DOURO: Empresário investe em adega que utiliza a gravidade na vinificação Icon_minitimeDom Fev 28, 2010 2:01 pm

Um empresário francês está a investir três milhões de euros na construção de uma adega no Douro, São João da Pesqueira, que vai conciliar os métodos tradicionais de produção de vinhos e os mais sofisticados equipamentos.


Propriedade do investidor francês Roger Zannier, a Adega Quinta da Teixeira, que está a ser construída em Ervedosa do Douro, foi concebida pela empresa portuense Oitoemponto para "aliar a produção de vinhos de altíssima qualidade a uma arquitetura distinta".


Quem o afirma é a dupla Artur Miranda e Jacques Bec, da Oitoemponto, que considera que além de atrair os apreciadores de vinho, a nova adega vai ser também um pólo de atração turística para os apreciadores de arquitetura.


O responsável diz que o vinho é o "ator principal" desta adega que concilia os "métodos ancestrais de produção vinícola e os mais sofisticados equipamentos" e que vai abrir as portas para a próxima vindima, em setembro.


Artur Miranda referiu que, para os diferentes patamares da produção, vai ser utilizada unicamente a força da gravidade, dispensando qualquer sistema mecânico de bombagem.


A movimentação do vinho graviticamente, nas suas diferentes fases, permite um "tratamento delicado e requintado do mesmo".


A receção das uvas vai ser feita no piso zero e depois de selecionadas manualmente numa mesa estas cairão diretamente num desengaçador para depois serem esmagados antes de entrarem nos depósitos de fermentação situados no piso inferior.


Aqui ficará localizada a área de vinificação, composta por 17 depósitos de fermentação, mais três lagares de granitos, removidos da antiga casa da quinta.


Depois, o vinho cairá diretamente para o piso menos dois, onde será armazenado em cubas de inox e barricas de madeira.


A sala de stocks de madeira, que irá receber as barricas de carvalho francês é considerada por Artur Miranda como a mais "cativante" no percurso de visita turística, tendo sido escolhida a ardósia para revestir as paredes e pilares, pontuando com elementos dourados.


"O dourado não aparece como símbolo pretensioso ou de ostentação, aparece sim como uma chancela ou uma medalha a um produto tão nobre quanto o vinho", afirmou.


Este piso vai possuir ainda uma área de engarrafamento e de armazenamento.


Com uma área de implantação de cerca de 850 metros quadrados, o edifício possui uma nave central com 20 metros de altura, e tem como matéria nobre o betão.


"O betão vai ficar à vista no edifício. Vamos tentar que a única peça que efetivamente sobressai neste monte seja só a nave principal", frisou.


Os arquitetos escolheram ainda dois materiais ligados ao vinho, como o vidro verde que alude às garrafas, que vai revestir o eixo central do edifício, e ainda o carvalho que vai revestir as paredes da sala de apresentação de vinhos.


Desde o início da sua conceção, o projeto está também a ser acompanhado pelo enólogo João Nicolau de Almeida.


Nesta adega, que está implantada num terreno com 23.500 metros quadrados, serão produzidos vinhos tintos e brancos DOC Douro, vinhos do Porto Single Quinta Vintage e Porto Branco.


Criada em 1993, a Oitoemponto, que está ainda a criar um restaurante de luxo em Luanda, desenvolve ainda projetos de casas particulares em Angola, bem como no Brasil e Inglaterra.
Ir para o topo Ir para baixo
 
DOURO: Empresário investe em adega que utiliza a gravidade na vinificação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Museu do Douro //Mostrar “Rios Douro” em pintura
» Presença do Douro dignificou Portugal no êxito da 11ª Xantar em Ourense
» Peso da Régua promove XII Feira do Livro do Douro
» Douro Film Harvest em Santa Marta de Penaguião
» Auto-estrada Transmontana e Douro Interior chumbadas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Alv@Fórum :: Noticias :: Noticias Gerais.-
Ir para: