Entidades turísticas querem levar a paisagem duriense ao mundo
A Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) vai promover uma campanha de promoção da candidatura do Vale do Douro a uma das “Sete maravilhas de Portugal”. O arranque da iniciativa está previsto para a segunda quinzena de Junho, esperando-se “surpresas” ao nível dos instrumentos usados. Relembre-se que o Vale do Douro é um dos três nomeados na categoria de “zonas aquáticas não marinhas”, a par da Lagoa das Sete Cidades e das Portas de Ródão, para integrarem o leque das sete maravilhas naturais de Portugal. O sistema de eleição desta iniciativa decorre até ao próximo dia 7 de Setembro, pelo que a AETUR, a principal promotora da candidatura, pretende realizar uma “efectiva promoção” do Vale do Douro para que sejam criadas “novas pontes e a tão desejada internacionalização”, sustentou o presidente da AETUR, António José Teixeira. A associação escolheu para padrinho desta candidatura o presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira. “O Douro não passa apenas pela vinha” e, por isso, esta candidatura “precisa de mostrar que o Douro começa em Espanha, no nosso Douro Internacional, e acaba na Foz”. “Temos de mostrar que somos capazes de mostrar tudo o que temos, desde a natureza, as pessoas, até ao vinho e ao rio como elo de ligação.” A possibilidade de “potenciar” a região depende, para Rui Moreira, das “sinergias e das apostas estabelecidas”. “Se as pessoas não perceberem que estas iniciativas são mais-valias, tudo desaparecerá”, frisou. Para que o Vale do Douro alcance um elevado número de votações, a AETUR vai promover uma “campanha de meios de comunicação inovadora e inédita para a região”, esclareceu António José Teixeira. De salientar que o voto pode ser efectuado através da chamada telefónica, SMS e pela Internet.
Mais projectos e nova sede
Com novas instalações, agora no antigo espaço da Estação de Caminhos de Ferro, a AETUR está ainda envolvida em mais dois projectos de promoção da região e do sector vinícola. O primeiro diz respeito a uma Exposição Fotográfica do Douro, a qual vai percorrer a Rede de Metros Europeia. “Esperamos que esta exibição possa ter um efeito informativo disseminado e de promoção turística através de diferentes ângulos”, sublinhou António José Teixeira. A iniciativa abrange “temas” ligados à “parte natural duriense” para que a “imagem do Vale do Douro possa ser conhecida por milhares de pessoas”. A segunda actividade começou ontem, dia 26 de Maio, e estende-se até ao próximo dia 29 de Maio, o Wine Affairs – Fórum Global. “Este é um encontro internacional de viticultura, enologia e mercado que pretende levar ao Douro o debate das questões globais do sector.” Vila Real e Lamego vão acolher o evento que pretende ser uma “referência mundial”.
Ana Teixeira in Mensageiro da Noticía