Fórum de Alvações do Corgo # O seu fórum, para uma comunidade moderna e comunicativa.
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Calor antecipou vindimas e turistas agradecem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Cabecinha

avatar

Mensagens : 292
Data de inscrição : 08/06/2009
Idade : 46
Localização : Alvações do Corgo

MensagemAssunto: Calor antecipou vindimas e turistas agradecem   Qui Set 10, 2009 1:58 pm

Quem circula pelo Douro já nota a azáfama daqueles que percorrem os socalcos durienses, para cima e para baixo, para colher o fruto que dá origem ao néctar dos deuses. O calor precipitou as vindimas e os turistas agradecem, já que muitos ainda se encontram de férias nesta altura.
Na Quinta da Avessada, onde se situa a Enoteca Douro, junto a Favaios, um grupo de visitantes cortou as primeiras uvas do ano mas também das suas vidas, ao som, é claro, da concertina. A Enoteca Douro, a primeira interactiva da Europa, iniciou o seu programa de vindimas no passado dia 6 de Setembro. O dia começou às 10.30h, já o sol ia alto e já eram muitos aqueles que, desde manhãzinha, cortavam as uvas das vinhas pelo Douro fora.

Quando a concertina se começou a ouvir, os visitantes foram chamados para cortar das uvas. Debaixo de mais de 30 graus e munidos com tesoura e balde, foi explicada aos visitantes a “arte” das vindimas. Depois do corte, as uvas foram levadas para o lagar, onde se deu lugar à pisa das uvas a pés. “A ideia é retratarmos o tempo de Dona Antónia, que ainda agora é actual porque as vindimas no Douro ainda se fazem manualmente”, afirmou o responsável pela Enoteca Douro, Luís Barros. Depois a pisa a pés nos lagares de granito, os visitantes deliciam-se com uma refeição tradicional, confeccionada em potes de ferro, tal como no tempo da Ferreirinha.

Este programa começou mais cedo já que este “é um ano atípico quando comparado com os últimos anos”, como explicou o enólogo Paulo Duarte. O Verão muito seco fez com que a maturação das videiras fosse mais rápida. “Tivemos um mês de Julho relativamente fresco e um mês de Agosto com temperaturas muito altas, o que baralhou um bocadinho as contas”, referiu. O responsável admite que estas condições climatéricas possam prejudicar a qualidade do vinho, mas “ainda é cedo para tirar conclusões”.

Quem agradece esta antecipação são os visitantes que preferem tirar férias nesta altura. Nick Godwin, natural de Inglaterra, veio ao Douro pela primeira vez. “Estou a adorar, é uma experiência fantástica e já é a segunda vez que estou a vindimar esta semana”, disse. Nem o sol escaldante lhe tirou o sorriso e o ar de satisfação do rosto. “Quero voltar e trazer amigos que, de certeza, vão gostar tanto como eu”, sublinhou Nick Godwin. O inglês acrescentou que é “uma prazer” perceber todo o processo das vindimas, que dá origem aos vinhos que tanto gosta de apreciar.

Lídia Monteiro decidiu fazer um programa em família para conhecer o Douro pois “tinha curiosidade em saber como se fazem as vindimas”. “É um trabalho muito duro e as pessoas não fazem ideia”, admitiu. A Enoteca Douro vai continuar com este programa, diariamente, até ao dia 10 de Outubro, e prevê receber grupos de escolas assim que começarem as aulas.

Sandra Borges, in noticias de Vila Real
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Calor antecipou vindimas e turistas agradecem
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Óculos de visão noturna
» Efeito de Calor feitos em Photoshop CS6
» Bequilha 777 Real x Virtual
» [Brasil] Calor faz clientes da GOL abrirem porta de avião em solo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Alv@Fórum :: Noticias :: Noticias Gerais.-
Ir para: