Fórum de Alvações do Corgo # O seu fórum, para uma comunidade moderna e comunicativa.
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 IX Feira do Granito espera mais de 30 mil visitantes de 19 a 22 de Junho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Cabecinha

avatar

Mensagens : 292
Data de inscrição : 08/06/2009
Idade : 46
Localização : Alvações do Corgo

MensagemAssunto: IX Feira do Granito espera mais de 30 mil visitantes de 19 a 22 de Junho   Dom Jun 13, 2010 5:28 am

A Feira do Granito espera trazer a Vila Pouca de Aguiar mais de 30 mil visitantes, num fim-de-semana cheio de eventos em vários pontos da região. Esta 9ª edição conta com a presença de 133 expositores, dos quais 51 são relativos ao sector do granito, que representam um…
…aumento de 16 por cento face ao ano passado. O presidente da Câmara Municipal, Domingos Dias, recorda que o certame, que já vai na 9ª edição, sempre se realizou nesta data e que os outros eventos que se realizam na mesma altura, como o concerto de Mariza, no Peso da Régua, ou a Feira da Bôla, em Lamego, só têm a beneficiar com a Feira do Granito. “As corridas de Vila Real não nos afectam até porque temos um público diferente, mas quem vai ver as corridas até pode vir à Feira, quanto aos outros eventos até podem aproveitar os milhares de pessoas que vêm à Feira do Granito e que depois podem passar por lá”, afirmou o autarca.

Segundo Domingos Dias, esta Feira do Granito decorre “numa altura em que o granito ganha cada vez mais expressão no cenário económico do concelho e do país, visto que representa um sector que movimenta, anualmente, na ordem dos 100 milhões de euros e emprega cerca de cinco mil pessoas”. Esta edição tem como principais atracções as três pedras certificadas do concelho, designadamente utilizadas um pouco por todo o mundo.

Um dos pontos altos serão as Jornadas do Granito, que decorrem a 21 de Junho, e que, segundo o autarca aguiarense, têm como objectivo “perspectivar medidas que concorram para a sustentabilidade, a preservação do património ambiental e arquitectónico, sem perder de vista as questões económicas e sociais”. Mas a abertura da Feira do Granito será antes, a 19 de Junho, com a realização da Grande Marcha da Montanha. Está prevista a participação de 250 caminheiros, que irão trilhar a riqueza natural e histórica do concelho, percorrendo 15 dos 300 quilómetros de caminhos pedestres que fazem deste concelho transmontano aquele que dispõe da mais extensa rede de trilhos sinalizados, a nível nacional.

A abertura oficial desta 9ª edição está prevista para as 18 horas do mesmo dia, que vai culminar no concerto de José Cid, a partir das 22 horas. A Feira do Granito prolonga-se até 22 de Junho, feriado municipal, e vai oferecer muita animação popular e actividades desportivas aos visitantes, entre as quais baptismos de voo em helicóptero, no Estádio 1º de Maio. Com uma área total de oito mil metros quadrados, a Feira do Granito vai contar ainda com 30 expositores de artesanato, 10 de produtos regionais e uma praça de alimentação com cinco tasquinhas e três restaurantes.

Para Domingos Dias, este é “o evento socioeconómico mais importante do projecto Capital do Granito, que se afirma a nível nacional e com perspectiva de efectiva internacionalização”. Segundo o presidente da empresa municipal VitAguiar, Manuel Marques, este ano o orçamento do certame fica-se pelos 110 mil euros, o que significa uma redução de cerca de 15 por cento em relação à edição anterior.

Sandra Borges
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
IX Feira do Granito espera mais de 30 mil visitantes de 19 a 22 de Junho
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Brasil] Plano Brasil: Mais três helicópteros Mi-35M Sabre para FAB estão prontos na Rússia
» [Internacional] Conheça o jeito mais eficaz de embarcar num avião
» [Internacional] Pentágono lança avião mais rápido do mundo, mas perde contato
» [Internacional] As falhas do mais caro jato dos EUA, o F-22 Raptor
» (LAAD) - Feira Internacional de Defesa e Integração da América Latina

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Alv@Fórum :: Noticias :: Noticias Gerais.-
Ir para: