Alv@Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum de Alvações do Corgo # O seu fórum, para uma comunidade moderna e comunicativa.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Vila Real /Concelho com cem lixeiras

Ir para baixo 
AutorMensagem
Cabecinha

Cabecinha


Mensagens : 292
Data de inscrição : 08/06/2009
Idade : 52
Localização : Alvações do Corgo

Vila Real /Concelho com cem lixeiras Empty
MensagemAssunto: Vila Real /Concelho com cem lixeiras   Vila Real /Concelho com cem lixeiras Icon_minitimeSex Mar 12, 2010 3:39 am

Mensageiro da notícia
Por: Ana Teixeira
Iniciativa para limpar freguesias já conta com uma centena de voluntários
No concelho de Vila Real foram identificadas cerca de cem lixeiras espalhadas por 17 freguesias. Neste âmbito, foi organizada uma equipa de coordenação para implementar o projecto Limpar Portugal no concelho vila-realense. Até ao momento, mais de uma centena de voluntários aderiu a esta iniciativa, que irá ter o seu ponto máximo no próximo dia 20 de Março. É uma realidade que cabe ao cidadão alterar, não fossem as várias lixeiras existentes provocadas pela colocação do mais diverso tipo de lixo. Desde o “mais miúdo”, como o plástico, papéis, caixas de cartão, até aos mais “volumosos”, como electrodomésticos, sofás, colchões, “tudo o que se possa imaginar”, sublinhou um dos coordenadores do projecto em Vila Real, Sérgio Madeira. Espalhadas por 17 freguesias, o amontoado de lixo que se verifica não constitui surpresa para os responsáveis da iniciativa. “De uma forma geral, já estávamos à espera. Sabemos, por pessoas que fazem percursos por essas zonas, que em muitos recantos do concelho se encontra lixo de vários tipos”, destacou o responsável. É com este intuito de remover os lixos que o Movimento Limpar Portugal (PLP) conta com a colaboração de várias entidades do concelho, porque só assim, disse Sérgio Madeira, se pode levar por diante estas acções de melhorias do ambiente. Em Vila Real, o grupo, que irá percorrer as várias lixeiras e que já conta com mais de uma centena de inscritos, terá o apoio da autarquia vila-realense, bem como da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Vila Real (EMAR). “Esta empresa vai estar encarregue de ceder veículos para a recolha e transporte do material para o local indicado”, frisou Sérgio Madeira. De realçar que o lixo recolhido será separado no próprio local. A abundância deste tipo de material, um pouco por todo o País, demonstra uma “falta de sensibilidade e preocupação” das pessoas. De acordo com o responsável, “hoje já há formas de se desfazer do lixo doméstico e até de objectos de grande dimensão”. “Com um simples telefonema podemos promover a recolha desses equipamentos”, adiantou. Contudo, a sociedade em geral continua a considerar “mais fácil” abandonar o lixo num “aglomerado já existente e até num sítio próximo”. “As pessoas quando detectam esse tipo de detritos têm a ideia que isso serve para colocar aí o lixo e, depois, a concentração vai engrossando”, avançou. Esta iniciativa tem “origem na própria sociedade civil que aproveita as novas tecnologias para aglomerar e incentivar as pessoas a aderir a um projecto comum”, realçou, mostrando que é possível as “pessoas organizarem-se” em torno de um ideal.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Vila Real /Concelho com cem lixeiras
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Douro //Vila Real, Peso da Régua e Lamego repletas de "Emoções"
» Um destacamento de militares portugueses que segue este mês para o Afeganistão termina hoje, em Vila Real, um exercício final de aprontamento para a missão em Cabul.
» Vila Real acorda vestida de branco
» VILA REAL: António Cabral dá nome a Prémio Literário
» Câmara de Vila Real investigada por suspeitas de corrupção em licenciamentos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Alv@Fórum :: Noticias :: Noticias Gerais.-
Ir para: