Fórum de Alvações do Corgo # O seu fórum, para uma comunidade moderna e comunicativa.
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 VILA REAL: António Cabral dá nome a Prémio Literário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Cabecinha

avatar

Mensagens : 292
Data de inscrição : 08/06/2009
Idade : 46
Localização : Alvações do Corgo

MensagemAssunto: VILA REAL: António Cabral dá nome a Prémio Literário   Ter Mar 02, 2010 11:41 am

Os deputados municipais de Vila Real aprovaram, por unanimidade, a criação do Prémio Literário António Cabral, para homenagear o escritor e investigador transmontano falecido em 2007, disse fonte da bancada do PSD.


A proposta partiu da bancada parlamentar do PSD, que detém a maioria na Assembleia Municipal (AM), e foi aprovada por unanimidade e aclamação pelos deputados do PS, CDS-PP, Bloco de Esquerda e PCP.


Agora, caberá à câmara de Vila Real aprovar a instituição do prémio em sede de executivo municipal e efetuar o regulamento.


O deputado social-democrata Costa Pereira referiu que, para além de homenagear o escritor transmontano, esta iniciativa pretende ainda ajudar ao aparecimento de novos valores da cultura.


António Joaquim Magalhães Cabral nasceu em Castedo do Douro, concelho de Alijó, e faleceu em 2007, com 76 anos.


O deputado Costa Pereira considerou que António Cabral foi "um dos mais destacados representantes da cultura nordestina e, juntamente com Miguel Torga, um dos grandes poetas do Douro vinhateiro".


Cabral foi autor de mais de duas dezenas de títulos nas áreas da poesia, dramaturgia, do romance e do conto, tendo ainda desenvolvido trabalhos de investigação na área dos jogos populares e pedagogia do jogo.


Escreveu, entre outros, "A mulher e a cobra", "O mar e as águias", "Falo-vos da montanha", "A flor e as palavras", "Poemas durienses"", "O Orfeu rebelde", "Aqui. Douro", "Os jogos populares e o ensino", "Novos poemas durienses", "Ouve-se um rumor" ou "Entre quem é".


A sua última obra, "O rio que perdeu as margens", foi apresentada em 2006 como sendo uma obra híbrida de ficção, crónica e poesia.


António Cabral, licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto, foi professor, fundou o Centro Cultural Regional de Vila Real (1979), de que foi presidente da direção até 1991, e foi ainda delegado do INATEL no distrito de Vila Real.


No domínio das letras e das artes, fundou em Vila Real a revista Setentrião (1962) e Tellus, de que foi o primeiro Diretor (1978), e o jornal Nordeste Cultural (1980).
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
VILA REAL: António Cabral dá nome a Prémio Literário
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [MBAA] Votação para o nome do Projeto Rubens
» "ENB" Real?
» [FSX] 4 mil milhas até Nome
» [Internacional] Airbus A319 aterrissa no gelo da Antártida para resgatar cientista gravemente doente
» [Brasil] Novo site do aeroporto de Viracopos é lançado com 'tempo real' dos voos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Alv@Fórum :: Noticias :: Noticias Gerais.-
Ir para: