O Douro Património Mundial e a National Geographic Society formalizaram, no início desta semana, em Vila Real, uma parceria para a promoção do Douro como destino de “Geoturismo”, de acordo com os princípios de sustentabilidade definidos por aquela organização internacional.
O acordo foi firmado em Vila Real durante a Conferência Internacional “Destino Douro - Turismo, Sustentabilidade e Património Mundial”, que decorreu em Vila Real. O evento serviu parar assinalar o 8º aniversário da classificação pela UNESCO do Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade, enquanto “Paisagem Cultural, Evolutiva e Viva”.
O chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, classificou esta parceria como “uma consequência da aposta na internacionalização do Douro, como destino turístico sustentável, mas também de defesa, segundo padrões internacionais, do seu património classificado”. “A National Geographic é uma organização que tem uma componente científica e técnica e que todos os meses produz milhões de exemplares em vários idiomas que percorrem todo o mundo”, frisou o responsável.
O chefe da Estrutura de Missão defende as vantagens de abrir o Douro ao mundo, através da sua integração em redes. “Vamos trabalhar com a UNESCO, a Fundação das Nações Unidas e a National Geographic no sentido de assegurarmos um compromisso de trabalho conjunto para que o Douro possa, a breve trecho, fazer parte de uma rede global”, referiu Ricardo Magalhães.
O representante do Centro para os Destinos Sustentáveis da National Geographic, James Dion, afirmou que “o Vale do Douro é um dos lugares mais bonitos e mais autênticos do mundo e é relativamente desconhecido”. “Fizemos um índice de destinos turísticos que foi publicado este ano na nossa revista e que classifica o Douro como 7º no mundo entre mais de 100 destinos, que o nosso painel de 522 peritos analisou, que são capazes de manter a sua singularidade e a sua autenticidade”, afirmou o responsável.
James Dion adiantou que a National Geographic quer “trabalhar com estes destinos para criar estratégias sustentáveis”. “O nosso objectivo é identificar oportunidades para as comunidades e para pequenos e médios negócios e permitir que as pessoas tomem decisões sustentadas quando estão a viajar”, explicou. O presidente da Turismo do Douro, António Martinho, acredita que “esta parceria é uma oportunidade para a região e uma desafio para as instituições que aqui trabalham”.
“É uma mais-valia para o Douro que vai trazer mais pessoas e exigir mais da região”, asseverou. António Martinho considera que a região precisa aumentar ainda mais a oferta em alojamento, restauração e eventos, pelo que espera que “este compromisso leve a que mais empresários a investir na região em turismo”. O encontro serviu ainda para celebrar uma “Declaração de Compromisso” entre instituições do Douro tendo em vista a apresentação de uma candidatura à rede mundial de destinos Património da Humanidade, denominada World Heritage Alliance.
Sandra Borges